Com o objetivo de promover maneiras mais eficientes de isolar e proteger as envoltórias de construção, a equipe chilena Rootman desenvolveu Thermoroot; um isolante biodegradável e 100% natural fabricado com base em raízes sem modificações genéticas ou aditivos químicos. Essas raízes constituem um Colchão Radicular (CR) que, além de isolar termicamente e acusticamente as paredes, pisos e tetos do edifício, proporciona uma resistência muito alta ao fogo.
A fabricação deste colchão leva entre 10 e 15 dias e se desenvolve dentro de câmaras isoladas, onde é feito o cultivo hidropônico de sementes de grãos de aveia ou cevada, usando bandejas que definem a espessura necessária das raízes. Este processo de germinação pode ser realizado em qualquer clima e localização geográfica, deixando uma baixa pegada ecológica, apresentando requisitos mínimos de energia e água.
Em termos de resistência aos incêndios, a sua aplicação no envelope de um edifício dá aos seus habitantes uma margem de 1 hora para deixar as instalações antes de serem consumidas completamente.
"O poliestireno leva três segundos para queimar, a fibra de vidro leva 15 segundos e o poliuretano 1 minuto. O colchão radicular, por outro lado, só começa a queimar após 60 minutos de exposição às chamas ", dizem os criadores.
O produto foi patenteado internacionalmente e pode substituir completamente os isolantes convencionais, como o poliestireno expandido, poliuretano ou lã mineral, buscando se tornar uma alternativa efetiva aos isolantes naturais de alto custo, isolantes sintéticos derivados de petróleo ou outros tóxicos, prejudicial ao meio ambiente e à saúde.